DIMITRI BR & ISMAR TIRELLI NETO - ENTRE ESTAÇÕES

27.04.14 | 14:55
DIMITRI BR & ISMAR TIRELLI NETO - ENTRE ESTAÇÕES
Atuação integrada na 4ª edição do colóquio interartes de literatura brasileira e africana "Tinha Paixão?"



Acompanhe o trabalho do Dimitri aqui ou aqui. E o mais recente artigo sobre o Ismar aqui.


Dimitri BR é carioca, de sangue paraense e com algo de paulista, e tudo isso são sabores de Brasil. Faz música sólida e se dá mais com escritores que com músicos. Desde 2009 mantém com o produtor e baterista Alexandre Hofty o projeto multimídia DIAHUM, no qual já produziram e publicaram quase cinco dezenas de canções e videocanções, o álbum MÚSICA SÓLIDA (2011), o ep AMORRR (2013) e os compactos BALANSO (2013) e BAHIA DE GUANABARA (2014). 

No sítio oficial DIAHUM.COM pode-se acessar toda essa produção, bem como a canção inédita “entre estações” - primeira composição de Dimitri em parceria com o poeta Ismar Tirelli Neto, registrada em vídeo pelos autores especialmente para o TINHA PAIXÃO? 2014.

Ismar Tirelli Neto nasceu no Rio de Janeiro, em 1985. Chamou a atenção pela primeira vez com algumas publicações eletrônicas, especialmente com a divulgação de seu poema "Ansiedades quanto a uma academia", incluído em seu livro de estreia, Synchronoscopio (Rio de Janeiro: 7Letras, 2008), no qual demonstrava seu talento para uma prática poética em que o lírico e o narrativo se mesclam. Ainda que seu livro de estreia seja bastante irregular, em alguns poucos poemas o jovem carioca demonstrava já uma imaginação poética incomum, especialmente flagrante nesta área há décadas inexplorada na poesia brasileira, o terreno limítrofe entre o narrativo e o lírico, habitado por alguns poucos poetas lusófonos desde o fim de década de 70 e a partir dos 80, como a brasileira Ana Cristina Cesar e a portuguesa Adília Lopes. É interessante notar que esta mescla de gêneros já estava talvez anunciada no próprio título do livro, remetendo ao instrumento que indica se dois ou mais movimentos periódicos e paralelos estão sincronizados, como, por exemplo, os dois motores de um avião.